quinta-feira, 19 de junho de 2008

Fazer as Mudanças Possíveis

O texto de José Manuel Moran “Fazer as Mudanças Possíveis”, relata o real significado de mudar, na vida do ser humano.

Primeiramente, a palavra “mudança” nos causa impacto; pois mudar implica uma série de fatores aos quais não estamos habituados. Então, o que nos leva a mudar?

Pode-se dizer que em um mundo globalizado que nos leva a algumas perdas e consequentemente nos causa algum sofrimento, caracteriza-se muitas vezes um degrau de estímulo para a mudança.

Mudar requer coragem, constância, coerência e humildade, segundo Moran “nenhuma mudança é duradoura se não estivermos intimamente convencidos ou não quisermos profundamente”.

No texto de Moran acima citado, menciona que mudanças só acontecem quando: estamos prontos, estamos querendo de verdade, quando uma situação está insuportável, e queremos dar um basta.

As mudanças se caracterizam por: aparentes e complexas. As aparentes tornam-se irreais a partir do momento em que as escolhas são próximas das anteriores. As complexas dar-se-ão a partir de uma mudança radical e decisiva ou a mudança do vão e voltam quando a pessoa não está decidida para a mudança, ou seja, não é realmente o desejo dela.

Podemos ainda relatar a ilusão no processo de mudança, ou melhor dizer, achando que mudando de ambiente a vida irá mudar automaticamente; o que é ilusão, pois para onde quer que vamos sempre levaremos conosco: valores, crenças, percepções e formas de escolher e avaliar.

4 comentários:

DorotyKrügerPeron disse...

Muuuuuuito Lindo! Gostei do seu blog, vou copiar. doroty

Cibele disse...

Importante reflexão sobre mudanças. Como vc afirma as mudanças não ocorrem ao acaso. Antes um longo caminho de estudos, inquietações precisa ser trilhado. Abraços
NTE Blumenau Marisa

Cibele disse...

Oi Agnes também gostei do seu Blog e da sua reflexão. Sugiro que vc publique suas outras atividades também. Abraços
NTE/ Cibele

CarlArtes disse...

Oi Agnes !
Como é difícil mudar!
E não só na vida profissional, qualquer mudança sempre dói muito,demora muito mas se queremos , mudamos.
Um beijo...Carla